-
Arquitetos: SYN Architects
- Área: 615 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Shamalat é um espaço cultural na periferia de Diriyah em Riyadh, Arábia Saudita.
Na base, a propriedade era uma antiga casa de lama que foi adotada e convertida em um centro cultural pela renomada artista saudita Maha Malluh. Foi renovada usando uma abordagem experimental em duas fases - Restauração e Adição. Partes da casa de lama foram mantidas intactas, enquanto outras foram renovadas usando materiais modernos. A nova adição ao prédio está dentro da área original do quintal e foi construída ao redor dos restos da cerca de adobe original. É visível tanto de dentro quanto de fora do prédio. Sua fachada é revestida com uma pedra branca e quente de Riyadh que fornece um pano de fundo perfeito para o prédio de lama texturizado.
A nova adição serve como um espaço de galeria com um espaço de residência de artistas no segundo andar, bem como uma sala escura e espaço de workshop. Como artista, Maha usa o poder da narrativa para mudar o significado que o passado tem para nós nos tempos contemporâneos. A casa de lama reimaginada em Diriyah convida os jovens a olhá-la de forma diferente das outras casas de lama. Esta teve a colaboração de um jovem duo de arquitetos, Syn Architects, que anteriormente aconselharam em consultorias de restauração para outros projetos de preservação no Reino.
Um senso de dualidade está presente no nome Shamalat, uma modificação de Shmam. Na poesia de Jahili, os picos gêmeos das montanhas são testemunhas do tempo, um pano de fundo contra o qual a ação central do poema acontece. É uma maneira de evocar e incorporar a sabedoria e orientação do passado, à medida que sustenta o presente e também avança para o futuro, criando um espaço para mentes jovens, cuja criatividade criará ainda mais ligações fluidas entre os tempos.